Os Bahá’ís fazem proselitismo? Ética, Ensino da Religião e Marketing

Por Andy Murphy.

Recentemente, estive numa reunião devocional Bahá’í onde estavam presentes vários simpatizantes da Fé. Um desses simpatizantes, um empresário casado com uma Bahá’í, caracterizou as actividades de ensino Bahá’ís como “marketing”.

Como eu sou Bahá’í e trabalho em marketing e vendas e também é especialista em ética, aquele comentário pareceu-me falso, e levou-me a explorar a relação entre as actividades de ensino dos Bahá’ís e o marketing comercial.

Marketing

Vamos começar por definir as nossas palavras, começando com “marketing”. Uma definição é “o processo de fazer as pessoas interessarem-se por um produto”.

O marketing comercial está orientado para as empresas em crescimento. No seu programa Magnetic Marketing, o conhecido especialista em marketing Dan Kennedy salienta a importância do marketing dizendo: “Nada acontece num negócio até que alguém seja levado à porta”. E um exemplo que ele apresenta: “Você não consegue ser dono de um restaurante até que alguém entre com apetite e com dinheiro”. O marketing é, portanto, indispensável para o processo de trazer clientes para um negócio.

Kennedy também salienta que precisamos de uma mensagem atraente para atrair as pessoas certas e fazê-las dizer: “Ei, este produto ou serviço é certo para mim”. Para fazer isso, os profissionais de marketing começam com uma Proposta de Venda que responde à pergunta: “Por que devo fazer negócios consigo, em vez de fazer negócios com outras pessoas (ou mesmo não fazer qualquer negócio)?”

Conseguir que as pessoas se interessem pelo nosso produto ou serviço é feito geralmente por meio de processos de marketing, como:


  • Pesquisa
    : Estudar o mercado e os potenciais clientes.

  • Segmentação
    : Dividir os clientes em diferentes segmentos consoante as suas características.

  • Estratégia
    : Criar uma estratégia de marketing para cada segmento que se pretende atingir.

  • Posicionamento
    : Definir as características distintivas do produto e destacá-las nas campanhas de marketing.

  • Campanha
    : Criar e executar campanhas de marketing.

  • Desempenho
    : Medir o desempenho das campanhas de marketing.

  • Ajustar
    : Modificar e corrigir as campanhas de marketing com base no seu desempenho.

Ensinar a Fé Bahá’í

Ao ensinarmos a Fé Bahá’í o nosso objectivo é simplesmente partilhar a mensagem Bahá’í – não manipular ou “vender” ninguém. Uma vez que a investigação independente da verdade é um dos princípios fundamentais da Fé Bahá’í, as pessoas devem desenvolver o seu próprio relacionamento com Deus; e Bahá’u’lláh instrui todos os Bahá’ís a respeitarem a autonomia das pessoas.

Isto exclui o proselitismo, definido como o exercer pressão indevida sobre alguém para que mude as suas crenças. O proselitismo também implica fazer ameaças ou oferecer benefícios materiais como incentivo à conversão. Shoghi Effendi, o Guardião da Fé Bahá’í, instruiu os Bahá’ís a nunca fazerem proselitismo:


Deve-se ter cuidado em todos os momentos, porém, para que, na sua ânsia de promover os interesses internacionais da Fé, eles frustrem o seu propósito e se afastem por meio de qualquer acto que possa ser mal-entendido como uma tentativa de proselitismo e pressão indevida sobre aqueles que desejam conquistar para a sua Causa.

Naturalmente, depreende-se que na Fé Bahá’í também é proibido o uso de técnicas de pressão comuns a certas abordagens de vendas e marketing agressivos.

É claro que os Bahá’ís são entusiastas dos ensinamentos de Bahá’u’lláh e desejam ansiosamente partilhá-los; e isto significa que a administração Bahá’í eleita democraticamente organiza frequentemente campanhas de ensino destinadas a apresentar a Fé Bahá’í a pessoas que procuram assuntos espirituais. Essas campanhas organizadas de ensino Bahá’í usam métodos sistemáticos para tornar a Fé conhecida por outros – mas os Bahá’ís entendem que tais métodos, embora úteis, são insuficientes só por si. Shoghi Effendi advertiu os Bahá’ís que:


Uma coisa – e apenas uma coisa – garantirá infalivelmente e somente o triunfo indubitável desta Causa sagrada, nomeadamente, a medida em que a nossa própria vida interior e carácter privado reflectem, nos seus múltiplos aspectos, o esplendor daqueles princípios eternos proclamados por Bahá’u’lláh.

Então, se os Bahá’ís não têm clero e o proselitismo é expressamente proibido, como cresce a Fé Bahá’í? Os Bahá’ís acreditam que a palavra de Deus, conforme expressa nas Escrituras Bahá’ís, é suficiente para atrair as almas dos buscadores espirituais sinceros. Isso seguramente foi verdade para mim – quando eu estudava pela primeira vez a Fé Bahá’í, não tive qualquer contacto humano com membros da comunidade Bahá’í. Tudo o que eu tinha ao meu dispor eram livros Bahá’ís requisitados na biblioteca da minha faculdade. Aquilo era tudo o que eu precisava para me convencer da verdade da revelação Bahá’í.

O Ensino da Fé Bahá’í e o Marketing Comercial

Algumas actividades de ensino da Fé Bahá’í podem usar vários dos processos descritos acima: faz-se uma pesquisa, tanto formal quanto informalmente; são desenvolvidas estratégias; são criadas e executadas campanhas; e os resultados são medidos. Quando certas áreas ou populações mostram maior receptividade aos ensinamentos Bahá’ís, pode-se dar a prioridade a essas áreas. No entanto, o mercado-alvo da Fé Bahá’í é realmente toda a humanidade. Bahá’u’lláh disse:


Ó filhos dos homens! O propósito fundamental que anima a Fé de Deus e a Sua Religião consiste em salvaguardar os interesses e promover a unidade da espécie humana, e fomentar entre os homens o espírito de amor e amizade.

Assim, existem vários aspectos que distinguem o ensino da Fé Bahá’í e o marketing comercial.

Primeiro, o marketing não enfatiza o desenvolvimento de qualidades espirituais. Ainda não encontrei um curso de marketing empresarial que ensine que a garantia final de sucesso de um programa de marketing depende da vida interior e do carácter privado do profissional de marketing.

Em segundo lugar, outra característica do marketing é a necessidade de distinguir produtos ou serviços da concorrência. A Fé Bahá’í ensina que todas as religiões vêm da mesma Fonte Divina. Visto que Deus não compete consigo mesmo, não existe competição. Bahá’u’lláh escreveu: “Não pode haver dúvida alguma de que os povos do mundo, de qualquer raça ou religião que sejam, derivam a sua inspiração de uma única Fonte Celestial e são súbditos de um único Deus.

Em terceiro lugar, outra diferença significativa entre o espírito de marketing de Dan Kennedy e o ensino da Fé Bahá’í é que a responsabilidade da resposta ao produto reside inteiramente no buscador – e não no professor Bahá’í – porque a validação e aceitação da Fé Bahá’í é um assunto exclusivamente entre o buscador e Deus.

Em quarto lugar, a abordagem Bahá’í não considera o número de adesões à Fé como um “resultado” do professor Bahá’í. O sucesso dos ensinamentos bahá’ís depende inteiramente de Deus, não de qualquer ser humano. No entanto, a principal maneira pela qual os Bahá’ís individuais podem influenciar positivamente o resultado é pela forma como que vivem os ensinamentos de Bahá’u’lláh – não apenas por vendas bem-sucedidas ou táticas de marketing, ou mesmo pela implementação de planos de ensino.

Embora as campanhas de marketing e ensino da Fé Bahá’í tenham em comum o objetivo de atrair interesse e alguns elementos do processo, seria errôneo concluir que, devido a essas características comuns, o marketing comercial e a divulgação da Fé Bahá’í são essencialmente a mesma coisa. Pelo contrário, a principal diferença reside na intencionalidade – particularmente nos pré-requisitos espirituais ausentes na maior parte do marketing, mas indispensáveis no ensino bahá’í.

Embora as campanhas de marketing e ensino da Fé Bahá’í tenham em comum o objetivo de atrair interesse e alguns elementos do processo, seria incorrecto concluir que, devido a essas características comuns, o marketing comercial e a promoção da Fé Bahá’í são essencialmente os mesmos. Em vez disso, a principal diferença reside no propósito – particularmente nos pré-requisitos espirituais ausentes na maior parte do marketing, mas indispensáveis no ensino da Fé Bahá’í.


—————————–
Texto original: Do Baha’is Proselytize? Ethics, Teaching Religion, and Marketing (www.bahaiteachings.org)

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Andy Murphy viveu no Canadá e nos Estados Unidos. É formado em Ética e trabalha numa empresa multidisciplinar que oferece apresentações musicais; Redação; Traduções (francês para inglês); formação em Inglês como Língua Estrangeira e Música; Coaching; e Formação e Consultoria em Ética.


Source link

Leave a Reply

Translate »
Home Privacy Policy Terms Of Use Contact Us Affiliate Disclosure DMCA Earnings Disclaimer