Quais são as Sagradas Escrituras Bahá’ís?

Por Maya Bohnhoff.

A terceira questão que a minha Assembleia Espiritual Local pediu que eu respondesse a uma alma curiosa foi sobre aquilo que os Bahá’ís consideram escritura sagrada: Têm alguns textos religiosos que leiam/estudem?

Sim, e parece-me que já deu para perceber isso nas citações que usei para responder às questões anteriores.


Bahá’u’lláh
, durante a Sua vida (1817-1892), escreveu centenas de cartas, epístolas e livros cujo conteúdo vai desde os tratados místicos dirigidos à alma do indivíduo, até às orientações destinadas aos líderes de nações, religiões e instituições governamentais.

Estes textos constituem os livros sagrados Bahá’ís; são textos de natureza sagrada; são a Palavra criativa de Deus.

O filho de Bahá’u’lláh, ‘Abdu’l-Bahá, que foi nomeado por Ele como o único intérprete autorizado dos Seus ensinamentos, também escreveu muito. Ele deixou-nos vários volumes com as Suas palestras, algumas proferidas na Europa, nos Estados Unidos e no Canadá no início do século XX, bem como vários tratados sobre diferentes assuntos. O Seu objectivo era ensinar a humanidade, como disse Bahá’u’lláh, “… a levar avante uma civilização em progresso constante”.

Os Bahá’ís estudam estes textos para tentar compreender como podemos ajudar a cumprir esse mandamento, e também para obter inspiração e orientação pessoal. Todos os Bahá’ís que conheço têm as suas Escrituras favoritas. As minhas incluem duas das obras mais místicas de Bahá’u’lláh, ambas escritas em resposta a perguntas de indivíduos. Uma é o Tabernáculo da Unidade, que citei anteriormente, e a outra é Os Sete Vales, que descreve a viagem espiritual da alma em direcção ao Amado – Deus. A minha obra favorita de ‘Abdu’l-Bahá é uma compilação das palestras proferidas em Paris, e pragmaticamente intitulada Palestras em Paris.

Os textos originais escritos pela mão de Bahá’u’lláh e os textos dos principais trabalhos de ‘Abdu’l-Bahá ainda existem e estão conservados num arquivo seguro no Monte Carmelo, em Haifa, Israel. Este arquivo faz parte do Centro Mundial Bahá’í, e estudiosos de todo o mundo vão até lá para estudá-los.

Embora os textos autenticados de Bahá’u’lláh e ‘Abdu’l-Bahá sejam considerados Escrituras, e sejam a principal fonte de orientação para os Bahá’ís, também somos encorajados a estudar também Escrituras de religiões anteriores. Consequentemente, muitos Bahá’ís (incluindo eu) têm pequenas bibliotecas pessoais que incluem obras como o Bhagavad Gita (escritura Hindu), a Bíblia (Torá e Evangelho), Dhammapada (escritura Budista), Alcorão e os escritos recolhidos de diversas tradições indígenas como Black Elk (Lakota Sioux) e Deganawida (Iroquois) etc. Frequentemente, incluímos passagens dessas Escrituras anteriores nas nossas reuniões devocionais.

Os Bahá’ís são encorajados a ler e reflectir diariamente sobre as Escrituras – regando o jardim espiritual, por assim dizer. Bahá’u’lláh escreveu:


Entoa, ó Meu servo, os versículos de Deus que foram recebidos por ti, conforme entoados por aqueles que se aproximaram d’Ele, para que a doçura da tua melodia possa acender a tua própria alma e atrair os corações de todos os homens. Quem recita, na privacidade do seu quarto, os versículos revelados por Deus, os anjos dispersos do Todo-Poderoso espalharão a fragrância das palavras proferidas pela sua boca e farão palpitar o coração de todo o homem justo. Embora, a princípio, ele possa permanecer inconsciente do seu efeito, ainda assim a virtude da graça que lhe foi concedida deverá, mais tarde ou mais cedo, exercer a sua influência sobre sua alma.

———————————————————–
Texto original: What Are the Baha’i Sacred Scriptures? (www.bahaiteachings.org)

 – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Maya Bohnhoff é Baha’i e autora de sucesso do New York Times nas áreas de ficção científica, fantasia e história alternativa. É também compositora/cantora (juntamente com seu marido Jeff). É um dos membros fundadores do Book View Café, onde escreve um blog bi-mensal, e ela tem um blog semanal na www.commongroundgroup.net.


Source link

Leave a Reply

Translate »
Home Privacy Policy Terms Of Use Contact Us Affiliate Disclosure DMCA Earnings Disclaimer