Povo de Bahá: Uma Morte Jubilosa

Por David Langness.

 

Ó FILHO DO SUPREMO!


Fiz da morte uma mensageira de alegria para ti. Porque te lamentas? Fiz a luz para derramar sobre ti o seu esplendor? Porque te ocultas dela?



Ó FILHO DO ESPÍRITO!


Com as alegras novas de luz, Eu te saúdo; regozija-te! À corte da santidade, Eu te chamo; permanece aí para que possas viver em paz para sempre.



Ó FILHO DO ESPÍRITO!


O espírito da santidade leva-te as boas-novas da reunião; porque te lamentas? O espírito do poder confirma-te na Sua causa; porque te ocultas? A luz do Seu semblante guia-te; como podes perder-te?
(Bahá’u’lláh, As Palavras Ocultas, do árabe, #32, #33, #34)

Todos temos uma vida e uma morte.

O meu querido amigo Truitt White alcançou a sua morte há algumas semanas. Tivemos um serviço religioso em sua memoria no Centro Bahá’í de Los Angeles. Truitt era relativamente jovem, mas tinha vivido muita coisa na sua vida neste mundo material. Como Bahá’í, Truitt foi o exemplo do que ‘Abdu’l-Bahá quis dizer quando incitou todas as pessoas a tornarem-se “cidadãos do mundo” – ele viveu em muitos lugares diferentes do mundo e valorizou esses lugares com o seu sorriso radiante, os seus modos gentis e o seu belo carácter.

Se eu tivesse que escolher uma palavra para descrever o Truitt, acho que seria doçura. E não me refiro àquele adoçante artificial – o Truitt era verdadeira e naturalmente doce. Ele tinha um aspecto amoroso, se é que percebem o que quero dizer. Quando se conhecia o Truitt, o brilho nos seus olhos dizia-nos que ele amava a humanidade. Ele tinha um sorriso fácil, adorava uma boa piada e entusiasmava-se quando alguém levantava o tema da espiritualidade.

O Truitt passou a vida a educar crianças e, quando o víamos em grandes grupos de crianças, sabíamos que eles também sentiam o seu espírito amoroso e doce.

O serviço religioso em sua memoria comoveu-nos a todos. Várias centenas de pessoas estiveram presentes, e parecia as Nações Unidas. Compareceram pessoas de praticamente todos os grupos raciais, religiosos e étnicos que possamos imaginar. E eles não estavam apenas a marcar presença – eles choraram, cantaram e celebraram a vida maravilhosa do Truitt. Cantámos canções gospel e orações Bahá’ís. Rimos, conversámos, comemos, convivemos e conhecemos novos amigos num espírito de camaradagem afectuoso e generoso.

E percebi, a meio do serviço religioso, que Truitt tinha deixado um legado de alegria no mundo. Os seus filhos e netos, tanto biológicos quanto espirituais, todos lamentavam a sua grande perda. Mas, ao mesmo tempo, eles também recordavam com carinho a felicidade de Truitt nesta vida e a sua entusiasta antecipação da alegria que o aguardava na próxima.

Os seus amigos em todo o mundo lamentaram a sua ausência enquanto aplaudiam a sua presença. Orámos pelo progresso da sua alma luminosa na sua viagem para o grande destino místico que todos temos em comum.

O Truitt adorava as três citações referidas acima; são talvez das mais conhecidas e memorizadas entre todas as palavras de Bahá’u’lláh nas Palavras Ocultas, esse pequeno e poderoso livro de aforismos espirituais. A alegria que Truitt sentiu nesta vida, disse-me ele uma vez, só poderia aumentar no próximo mundo. O Truitt sabia, no fundo da sua alma, que a sua morte seria uma ponte para uma enorme felicidade e liberdade, para a corte da santidade.

Essa promessa – o âmago de toda a fé –assegura-nos simplesmente que esta existência não é o fim. Quando Bahá’u’lláh diz “Fiz da morte uma mensageira de alegria“, isso dá-nos não apenas consolo, mas também esperança; não apenas conforto, mas também amor; não apenas um desejo, mas também uma promessa de reencontro, luz e alegria eterna.

Boa viagem, meu amigo.

—————————–
Texto original: A Joyful Death (www.bahaiteachings.org)

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

David Langness é jornalista e crítico de literatura na revista Paste. É também editor e autor do site www.bahaiteachings.org. Vive em Sierra Foothills, California, EUA.


Source link

Leave a Reply

Translate »
Home Privacy Policy Terms Of Use Contact Us Affiliate Disclosure DMCA Earnings Disclaimer